«Silêncio» de Martin Scorcese no Cinemacity Alvalade

on

O Mito Duplo assistiu a este interessante filme de Martin Scorcese.

Trata-se de uma história inspirada no martírio dos cristãos japoneses no século XVII, vista através dos olhos de alguns dos últimos jesuítas portugueses no Japão. A história foi escrita em 1966 pelo escritor japonês Shūsaku Endō (遠藤 周作), que foi batizado aos 12 anos, após a conversão da sua mãe ao catolicismo. O seu livro 沈黙 (Silêncio) é considerado a sua obra-prima.

Na sequência de outros realizadores que já haviam adaptado este livro, como por exemplo João Mário Grilo em “Os olhos da Ásia”, chegou a vez da adaptação de Martin Scorcese.

É um filme muito duro, de extrema violência, mas que faz refletir. Divide opiniões, mas tem o mérito de lembrar que as perseguições existiram e que, infelizmente, continuam a existir.

As semelhanças entre episódios atuais e o martírio dos cristãos no Japão são assustadoras. Também nos fizeram lembrar da semelhante perseguição e expulsão dos judeus de Portugal, após  o édito de D.Manuel em 1496.

Do ponto de vista estético, o filme está bem conseguido, com momentos silenciosos, que ajudam a aumentar o drama, juntamente com alguma neblina poética.

Tem um ou outro pormenor estranho para nós portugueses, como por exemplo,ver atores a fazer de portugueses que não percebem as palavras portuguesas quando são ditas por japoneses. Mas são apenas pormenores.

Um filme bastante recomendado pelo Mito Duplo !

silence-movie-2016-liam-neeson-scorsesesilenceonlinepayoff1-sheet-1200x675silence-andrew-garfield-slice

 

Referências

 

Um Comentário Add yours

  1. vindalho diz:

    O Mito Duplo viu também, posteriormente, este outro filme relacionado com o mesmo tema da perseguição aos cristãos no Japão: https://mitoduplo.wordpress.com/2017/04/01/os-olhos-da-asia-de-joao-mario-grilo/

    Liked by 1 person

Deixe um comentário