“Os olhos da Ásia” de João Mário Grilo

O Mito Duplo viu o filme “Os olhos da Ásia”, de João Mário Grilo, de 1996, em VHS. Trata-se de um filme com duas narrativas que se vão alternando. A primeira passa-se na primeira metade do século XVII e retrata as perseguições aos cristãos no Japão. A segunda passa-se na atualidade (ou, melhor dizendo, em 1996), retratando a Nagasáqui contemporânea, seus museus, igrejas, tradições e carros com volante à direita, funcionado quase como um documentário. Esta narrativa contemporânea é protagonizada por Geraldine Chaplin, uma atriz que muitos anos antes participara no clássico “Dr. Jivago”. A primeira narrativa antecede a do filme “O silêncio”, de Martin Scorcese, de 2016, tendo como protagonistas Ioxi Oida, como Julião Nacamura, e João Perry, como Cristóvão Ferreira (interpretado por Liam Neeson, no filme de Scorcese). Julião e Cristóvão são presos e levados à tortura da fossa. Cristóvão cede e acaba por apostatar. A cena da apostasia é representada de forma um pouco diferente da de “O silêncio”, acontecendo numa sala interior. Julião não cede e torna-se mártir.

Para quem gosta de história e de cinema, “Os olhos da Ásia” é um filme que vale a pena ver. João Perry dá-nos a sua versão de Cristóvão Ferreira, com uma voz reminiscente do teatro, em português e, também, inesperadamente em japonês. Geraldine Chaplin dá-nos um passeio por Nagasáqui, onde não falta a festa que relembra a chegada das caravelas portuguesas ao japão.

O “Mito Duplo” recomenda esta obra de João Mário Grilo.

3 Comentários Add yours

  1. tagido diz:

    Republicou isto em Obsoletech and commented:

    Portuguese VHS tape (1996)

    Liked by 1 person

  2. vindalho diz:

    Parece que o ator japonês principal de “Os olhos da Ásia”, Ioxi Oida, também entra em “O silêncio”, interpretando o papel de Itchizo, aldeão cristão martirizado nas ondas do mar:https://fr.wikipedia.org/wiki/Yoshi_Oida

    Gostar

Deixe um comentário